sábado, 25 de setembro de 2010

Melanoma Cutâneo

O melanoma cutâneo (MC) representa 6% dos tumores de pele, com incidência crescente de aproximadamente 70.000 casos novos por ano na população mundial. Por se tratar de tumor agressivo, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado constituem as melhores armas terapêuticas para seu controle devido a altos riscos de metástases linfáticas e hematogênicas. Aspectos Clínicos  Os dois fatores mais importantes na etiologia do melanoma são: exposição solar e tipo de pele do indivíduo. Pacientes caucasóides com pele, cabelos e olhos claros que apresentam queimaduras solares em vez de bronzear-se (pele avermelhada ou com formação de bolhas precocemente), têm maior fator de risco para ocorrência de tumores na pele (também chamado “grupo de risco”), ao se exporem cronicamente aos raios ultravioleta tipo A e B.O MC acomete ambos os sexos em igual proporção, sendo no homem mais comum no dorso e na mulher nos membros inferiores . Lesões cutâneas pigmentadas em que ocorram alterações no tamanho, cor, aspecto dos bordos, principalmente se associados a prurido e/ou sangramento devem ter alto índice de suspeição. História familiar de MC e presença de nevos displásicos também são fatores de risco.

Aspectos histopatológicos

O microestadiamento após biópsia da lesão, é feito através das medidas de Breslow (espessura vertical da lesão em milímetros em que se mede a partir da camada granulosa até o ponto de maior penetração na profundidade) e da invasão do tumor nas diferentes camadas da pele (da epiderme até o subcutâneo) chamados de níveis de Clark, que vão de I a V.

Diagnóstico

Na vigência de lesão suspeita, realizamos biópsia. Esta deve ser profunda o suficiente para seu microestadiamento sempre baseado nos níveis de Clark e Breslow. Deve-se dar preferência à biópsia excisional para tumores com até 2 cm de extensão na superfície da pele. As margens desta biópsia deve ser entre 1 e 3 mm das bordas da lesão. Tumores em face, palma da mão, sola do pé, subungueal e lesões maiores que 2,0cm, deve-se realizar biópsia incisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário